Cardio antes ou depois da musculação?
  • Pamela Damasceno

Cardio antes ou depois da musculação?



Em muitas academias é de costume ver professores orientando os seus alunos aos aparelhos de cardio como forma de aquecimento.


Porém, esse aquecimento que serve como uma preparação para a atividade física pode ser feita de diversas maneiras, inclusive nos aparelhos de musculação que você irá utilizar no treino do dia, pois dessa maneira, você estará trabalhando as articulações que serão utilizadas. Lembrando apenas que o aquecimento articular deve ser feito com pouca carga (ou até nenhuma), e não será contado como série.


Portanto, o cardio antes ou depois será determinado de acordo com seu objetivo, mas não existe forma certa ou errada, apenas mais eficiente.


Hipertrofia


Se você busca aumentar massa magra, o indicado é o cardio após o treino resistido. Assim você aproveita melhor as fontes energéticas. Mas se o objetivo é treinamento para corridas de ruas, maratonas, ciclismo e triatlhon, prefira alternar os dias do treino de força, para manter os níveis alto de reserva energética para as duas atividades.


Resistência


Para provas mais longas que exigem menos força, prefira fazer o cardio antes do treino resistido, não precisando poupar reserva de energia rápida (glicogênico).


Emagrecimento


Para quem busca perder gordura corporal, o cardio é muito importante pois aumenta o gasto calórico diário, promovendo o emagrecimento. Porém, muitas vezes o tempo necessário para essa queima calórica ser significativa é demasiado quando combinado com o treino de força. Para que isso não aconteça e acabe não fazendo o treino completo, o indicado é o treino HIIT, onde você irá fazer uma cardio intenso, com grande gasto calórico em menos tempo.


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