Whey Protein feminino funciona?
  • Pamela Damasceno

Whey Protein feminino funciona?


O whey protein é um dos suplementos mais falados (se não, o mais) no mundo fitness. Muitos adoram, outros odeiam e alguns ainda tem receio de usar, e as mulheres nesse quesito são as mais afetadas.

O público feminino na sua maioria, busca na musculação dois objetivos principais: um, emagrecer; dois, ganhar "peso".

Peso com sinônimo de massa magra, porquê quem é a louca de querer ganhar gordura, não é mesmo?

Então resumindo, a mulher busca o corpo perfeito (gostosa pra ser mais direta). Barriga chapada, bumbum na nuca, coxas grossas e bracinhos durinhos...

...bracinhos durinhos! Durinhos mas pequenos! E o maior medo das mulheres em consumir o whey protein (e malhar) é justamente ficar com bracinho de Gracyanne Barbosa rs

Já sabemos que as mulheres não tem essa facilidade de ficar monstronas, por terem menor porcentagem de músculo em relação aos homens, e também pela proporção de hormônios.


Mas, o que é Whey Protein?

O whey protein nada mais é que a proteína do soro do leite extraído no momento em que o leite está se transformando em queijo.

Conhecido na medicina por poder conter propriedades anti-inflamatórias e anti-cancerígenas, estudiosos começaram a investigar suas propriedades para aumento na massa muscular, já que seu valor biológico é extremamente alto e ainda conter BCAA e Glutamina sem a adição de gordura e colesterol.


Tipos de whey protein


Concentrado: 70 - 80% de proteína, passa por uma leve microfiltração, sendo o resto composto de gordura e carboidrato. Financeiramente falando, é o whey mais barato no mercado. Em questão de resultado, é indicado para aquele individuo que não tem tanto problema com a balança;


Isolado: 95% de proteína, sua filtragem é muito maior, proporcionando um produto mais puro. Tanto, que algumas empresas conseguem fornecer 0% de carboidrato. Indicado para indivíduos que estão principalmente em processo de emagrecimento, onde a perca de massa magra acaba sendo maior e com o uso pode minimizar essa perca pela pouca ingestão de carboidrato (dieta hipocalórica);


Hidrolisado: Seu índice de proteína se mantem alto assim como no concentrado, porém, o whey hidrolisado passa por mais um processo chamado de hidrólise, onde é feita a quebra das cadeias proteicas em fragmentos menores de peptídeos, facilitando assim a sua absorção pós treino.


Whey protein x Whey protein femme


Porém, o mercado ainda traz uma opção aonde promete ser ainda melhor para o público feminino. Mas por quê seria melhor? Vamos comparar!

Na tabela abaixo é de um whey protein concentrado, que nos traz em uma porção de 40 gramas, 150 kcal, 20g de carboidratos e 15g de proteína. Esses são praticamente os elementos principais que vamos observar.

Na segunda tabela, é um whey isolado, que usam as siglas 3w por prometerem maior filtração nos três tipos de whey pretein encontrados no mercado, sendo assim, não tão isolado.

Nota-se uma quantidade de caloria maior (173kcal), porém, seu carboidrato menor (4,5g) e sua proteína dobrada na mesma porção de 40 gramas comparada ao whey concentrado.

Por último no whey protein feminino, a sua caloria cai novamente (150kcal), levando com ela as gramas de proteína (28g), mas mantendo próximo as gramas do carboidrato (4,9g). Porém, seu sódio é muito mais alto, comparado com o whey 3w.

Existem ainda centenas de aminoácidos e vitaminas no rótulo (que nem caberia aqui) que dão a entender que estão lá só para o público feminino. Está empresa mesmo, utiliza desses atributos, alegando melhorar a TPM das mulheres.

Mas se refletimos, estariamos ingerindo um produto com muito mais sódio e menos proteína só porque o fornecedor colocou um rótulo maior, que acaba sendo muito mais atraente e uma promessa que não sabemos a real disso cientificamente. Porque se realmente essas composições diminuissem a TPM, nenhuma mulher no mundo iria sofrer desse mal rs

A conclusão então que tiramos é, sempre procure um nutricionista que irá te orientar se será realmente necessário o uso do suplemento, qual tipo e propriedades nutricionais adequadas para o seu objetivo.

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