Pilates e Yoga - para o corpo e mente
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Pilates e Yoga - para o corpo e mente

August 22, 2017

(Fonte: Pinterest)

 

Esse ano fomos surpreendidos com uma notícia sobre a implantação da meditação, arteterapia e o reiki no Sistema Único de Saúde (SUS). Eu como uma pessoa formada na área da saúde fiquei extremamente feliz em ver o governo interagindo com esses tipos de atividades.

 

Como dizia o poeta romano Juvenal "Mens sana in corpore sano"  ("uma mente sã num corpo são"). Somos feitos de carne e osso, mas rodeados de energia que, o universo conspira a favor ou contra nós. Precisamos estar em constante equilíbrio corporal e espiritual para que possamos viver em paz e harmônia.

 

Com isso, os indianos começaram a estimular o corpo em busca do equilíbrio mental e espiritual, promovendo flexibilidade e autoconhecimento ao corpo e a mente. Eles nomearam a prática de Yoga.

 

Já o pilates, promove o fortalecimento muscular através do alinhamento da coluna, preparando o corpo para outras atividades físicas e diárias. Além disso, o pilates também contribui para a reabilitações de lesões e desvios posturais.

Por esses e outros motivos, separamos para você alguns dos benefícios dessas duas atividades tão completas e antigas.

Yoga

 

Reduz o estresse

 

O relaxamento mental pode ser percebido na primeira aula. Isso acontece pela exigência de concentração durante a sua prática e a pela conexão da mente com o corpo.

 

Melhora a concentração

 

Com a prática constante da atividade, consequentemente a sua concentração fora da atividade também aumentará. A falta de atenção tem sido um dos grandes motivos de discussões no trabalho e na vida pessoal.

 

Autoaceitação

 

A yoga desenvolve tanto o seu autoconhecimento que você passa a se aceitar muito melhor, dando espaço para pensamentos positivos e motivacionais, buscando novos desafios e pelas realizações dos seus sonhos.

 

Reforço da memória

 

O seu corpo passa a responder melhor aos estímulos da capacidade de memória, ocasionado pela melhoraria da sua circulação sanguínea e do cérebro como um todo.

 

Emagrece

 

Muitas pessoas engordam pelo exagero e pela compulsão de comer, causado pela ansiedade. Os exercícios também ajudam na melhora do fígado, órgão responsável pela desintoxicação e purificação do sangue. 

 

Pilates

 

Concentração

 

Assim como o yoga, o pilates também exige muita concentração durante a sua prática de exercícios, fazendo que você também a estimule fora da atividade.

 

Controle

 

Os seus movimentos ficam mais leves e precisos, aprimorando a sua coordenação motora e evitando perca de energia e contrações musculares desnecessárias.

 

Precisão

 

Com o alinhamento postural, os músculos envolvidos em alguns movimentos ficam mais fortes e controlados.

 

Estabilização

 

O tronco é ativado intensamente na maioria dos movimentos no pilates. Com isso, a região do core e toda a parte abdominal sofre um fortalecimento natural. Tirando a parte dos abdominais rs

 

Respiração

 

Não à como executar um movimento correto no pilates sem o auxílio da respiração. A respiração é um fator muito importante para a concentração e oxigenação do corpo, e no pilates é lembrado a cada exercício.

Independe da atividade escolhida e praticada, o mais importante é estar em paz com você mesma e com todos ao seu redor. 

Pratica o yoga ou o pilates? Já desfrutou de outros benefícios que eu não citei? Deixe um comentário.

Beijinhos e Namastê!

 

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