Dicas de alongamento para o treino
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Dicas de alongamento para o treino

August 31, 2017

(Fonte: institutomor)

 

O alongamento é um tipo de exercício físico aplicado por um profissional para manter ou aumentar a flexibilidade do corpo.

 

Deixado de lado muitas vezes, não damos tanta importância à esse tipo de treinamento, que nos auxilia na execução de exercícios e na amplitude, que por sua vez, nos proporciona melhores resultados.

 

Além de melhorar a flexibilidade, o alongamento aquece os músculos para qualquer atividade, evitando lesões, problemas ortopédicos e dores musculares. 

 

Sendo assim, separamos algumas dicas de como e quando fazer o alongamento para que você possa desfrutar melhor do seu treino.

 

1- Alongue antes da musculação e do treino aeróbio

 

(Fonte: portaleducacaofisica) 

 

O alongamento antes da musculação prepara o corpo para grandes amplitudes e serve como aquecimento.

 

Por vezes, alongamos depois do treino, pois, sentimos os músculos mais pesados e inchados. Mas isso pode ser um erro, já que a musculatura já foi estressada, o ideal então seria descansa-lá.

 

2- Aulas de alongamento

 

 (Fonte: womenshealthsa)

 

Para você que quer ir além de um aquecimento para o treino, ou sofre de algum encurtamento muscular, investir nas aulas de alongamento é uma saída. Além de serem supervisionadas por profissionais, as aulas costumam durar 30 minutos e melhorara significativamente a sua flexibilidade. 

 

3- Respiração

 

 (Fonte: vivomaissaudavel)

 

Quem já fez alguma aula de yoga ou pilates sabem da importância de se respirar certo.

Além de oxigenar os músculos para serem trabalhados, concentrar na respiração ajuda no relaxamento.

 

4- Postura

 

(Fonte: blogpilates) 

 

Erro comum durante o alongamento é a má postura. Alongar para uma pessoa com pouca flexibilidade pode ser um tanto doloroso e isso pode acarretar em posturas erradas. Procure ficar em uma postura correta mas confortável e respeitar os limites do seu corpo. Um passo de cada vez sempre!

 

5-  Músculos primários

 

(Fonte: pedrocorreiatraining)

 

Musculatura superior das costas, peitoral, posterior da coxa e glúteos. Esses são os músculos que você deve alongar primeiro. Motivo? Eles estão envolvidos intensamente na execução da maioria dos movimentos.

 

6- Alongue antes de dormir

 

(Fonte: magraemergente)  

 

Pode parecer estranho falar isso, mas como são dicas para melhorar o treino, dormir melhor e relaxado ajuda também na melhora do treino e na sua recuperação. A noite é quando mais se libera homônimos para o aumento da massa magra e na perca de gordura, por exemplo. Outro fator que auxilia nesses ganhos é a diminuição do estresse, e com o alongamento antes do sono, conseguimos todos esses benefícios.

 

E para você que gostou do post e quer começar a praticar o alongamento o canal Exercício em casa, traz vários vídeos aulas como esse que separei pra você!

 

 

 

 

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