Aeróbico NÃO emagrece!
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Aeróbico NÃO emagrece!

September 18, 2017

 

Você deve estar se perguntando: “WHAAAT?”

Por anos você ouviu inúmeras mulheres dizendo que perderam mais de 10kg só fazendo aquela caminhada de 1 hora e não sabe de onde eu tirei isso (e ainda vai me chamar de louca). Pois bem, irei explicar o porquê dessa minha afirmação.

  
O corpo é composto por dois tipos principais de fibras musculares que são: as vermelhas ou tipo I (contração lenta) e as brancas ou tipo II (contração rápida).
As fibras de tipo I tem características aeróbias (utilizam o O2 como fonte de energia), são resistentes a fadiga ou seja, você pode fazer exercícios de longa duração (esteira, natação, Jump) com eficiência de movimento.
Já as fibras de tipo II são caracterizadas como anaeróbias, produzindo muito mais força em exercícios de pouca duração e explosão (musculação, corridas até 200mtrs), sendo mais sensíveis a fadiga e altamente hipertróficas (aumento no tamanho das fibras). 

 

Ainda há as fibras mistas, que possuem ambas características que normalmente são recrutadas nos dois tipos de exercício físico quando necessário.
 

Durante a atividade aeróbia, o substrato utilizado é a glicose, ou seja, aquele pãozinho que você comeu no seu pré treino será "queimado" e irá fornecer energia durante o seu treino.
Enquanto no sistema anaeróbio, a energia já está armazenado no músculo em forma de ATP (composto químico denominado Adenosina Trifosfato) e CP (creatina fosfato, que é a principal molécula de ressíntese de ATP), sem a utilização do O2.

 

 

Em ambos exercícios terá gasto de caloria, porém, a mágica do emagrecimento acontece quando você sai da academia e vai descansar.

 

Apesar do exercício aeróbio ser resistente a fadiga, ele não perdura o dia inteiro e você precisa descansar. O tempo que passamos dentro da academia não se compara com o que estamos em repouso. Lembrando que esse repouso significa não estar fazendo exercício físico, exemplo claro, são as 8 horas médias que dormimos (ou deveríamos).

 
Lembra quando eu disse que a energia do anaeróbio já está armazenado no músculo? Pois bem, se nós gastamos ela teremos que repô-las, certo?  

Então, justamente nesse momento ao qual já gastamos nossas reservas de energia e ficaremos em repouso, o nosso organismo começará a metabolizar essa energia estocada (massa gorda) e transformá-la em energia novamente e assim, armazenadas para o próximo trabalho. Esse processo irá ser intensificado ou não, dependendo da sua dieta.

 

Mas ai você me pergunta: tá bom, mas ainda não entendi o por quê que o aeróbio não emagrece.

Acontece que enquanto todo esse processo ocorre na via anaeróbia, e na via aeróbica só estamos gastando durante o exercício o que foi consumido e não o que já está armazenado.

 

 

Outro ponto é que quando se está em processo de emagrecimento, começamos a fazer uma dieta hipocalórica (menos comida para gasto diário) e isso resulta em um menor efeito termogênico do alimento e na perca de massa magra, que são os o pilares do metabolismo basal, aquele que gasta energia enquanto estamos no repouso.  

Portanto, quando se faz o treino anaeróbio, o risco de perca de massa magra e a diminuição do metabolismo são muito menores.  
 
Enquanto isso no aeróbio, só o pãozinho mesmo. Não que isso seja ruim, pois você já estará utilizando essa fonte de energia, não havendo mais acumulo de energia (gordura) no organismo, porém, a perda será muito mais sacrificante.

 

Espero ter ajudado à deixar mais claro a importância do treino anaeróbico (musculação) para a perda de peso rápida e eficiente. Não condeno o treino aeróbico, pelo contrário, sei de sua importância e utilizo sua via em vários métodos para os objetivos de meus alunos.

 

Caso ainda tenha alguma dúvida, só me enviar nos comentários e nas redes sociais.

Beijinhos!!

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