6 exercícios para acabar com o estresse
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6 exercícios para acabar com o estresse

January 30, 2018

 

Se você acha que a sua única opção de relaxar após uma segunda-feira estressante e cansativa é se jogar de corpo e alma em cima de uma barra de chocolate, e mesmo sabendo, que, após esse surto irá se arrepender por furar a dieta em pleno começo de semana, saiba que o segredo está nas linhas abaixo.

 

A Universidade de Boston, comprovou que praticar 30 minutos de qualquer atividade física (até caminhada vale!) reduz a fadiga diária, melhora doenças respiratórias e estimula o metabolismo.

 

Então vamos relaxar sem culpa, deixando a mente mais leve e o corpo mais forte?

 

1- Alongue com Uttanasana

 

 

Não há como falar de relaxamento sem citar exercícios da yoga. Além de preparar o corpo para os demais exercícios, a postura a seguir auxilia na flexibilidade do corpo, que irá ser fundamental para a execução correta de vários outros exercícios.

 

Como fazer? 

Com os pés paralelos, unidos ou afastados na largura do quadril, inspire e eleve os braços acima da cabeça, em direção ao teto. Expire, enquanto desce lentamente o tronco em direção às coxas. Mantenha a planta dos pés firmes no chão, a fim de distribuir o peso do corpo por igual. Tente tocar o chão com os dedos ou, se já tiver boa elasticidade, tente as mãos também, ou ainda elevá-los para trás. Os joelhos podem ficar um pouco flexionados, protegendo as articulações. Você sentirá aquele incomodo do alongamento, mas não ao extremo de doer.

 

2-  Acelere o coração com Polichinelo

 

 

 

 

Como citados em outros textos, o polichinelo é o exercício mais simples e eficiente para elevar a frequência cardíaca e preparar o corpo para exercícios mais intensos.

 

Como fazer? 

De pé, abdômen contraído, pule afastando as pernas além da linha dos ombros enquanto levanta os braços acima da cabeça. Retorne à posição inicial. Repita por um minuto.

 

3- Libere a raiva com Jab e direto!

 

 

 

Nada como dar uns socos lembrando da bronca do chefe ou das cobranças da síndica do prédio.

 

Como fazer?

 

Tenha uma base firme, ou seja, manter os pés firmes no chão e joelhos semiflexionados e pés separados um pouco além da largura dos ombros. Posicione uma perna um pouco à frente do corpo. Erga, levemente, o calcanhar da perna que ficou atrás. Se você for destra, usa a perna esquerda. Se canhota, a perna direita – sempre ao contrário da mão que usa para escrever. O pé que ficou atrás deve manter-se levemente flexionado. Isso por que, ao desfechar um golpe, seu lado dominante terá mais força e mais peso no impacto contra o adversário.

Feche os punhos próximos ao rosto. Dobre os dedos (o dedão fica para fora, “cobrindo” os demais). Agora, dê pulinhos pulos para frente e para trás (bem curtos, sem sair do lugar) e mova as mãos, simulando os golpes básico do boxe: jab e direto. Dê um soco no ar com o braço esquerdo e em seguida com o braço direito. Se for canhota, inverta. Faça por um minuto sem parar.

 

4- Bumbum definidos com chutes laterais

 

 

 

E já que podemos dar socos, que tal dar chutes e para manter o bumbum em cima e mandar pra longe o estresse.

 

Como fazer? 

 

Com as pernas distantes uma da outra, alinhadas com o quadril, agache como se fosse sentar. O bumbum vai lá para trás, a coluna se mantém reta e o peito, projetado à frente. Faça uma vez, retorne à posição inicial e repita a execução dos chutes laterais. Faça três séries de dez repetições. Atenção para que seus joelhos não ultrapassem a ponta dos pés.

 

5- Trabalhando abdômen e braços como Rocky Balboa

 

 

Cena clássica da franquia Rocky, onde Sylvester Stallone está treinando para suas lutas espetaculares (amo!).

 

Como fazer? 

 

Deite de costas para o chão, flexione os joelhos e mantenha os pés no chão. Com os punhos a frentes do rosto, contraia o abdômen subindo em direção à suas pernas. Quando estiver em cima, de dois socos (jab e direto) sequenciais. Retorne a lombar no chão, sem encostar as escápulas nele. Esse é uma repetição, faça três séries de doze.

 

6- Alongamento final

 

 

Após extravasar, nada como voltar a calma (literalmente!).

 

Como fazer?

 

Deite de costas para o chão, deixe os braços ao lado do corpo e feche os olhos. Concentre-se apenas na sua respiração. Concentre-se em cada parte do corpo – dos dedos dos pés ao couro cabeludo. Pense nas sensações da pele, se sente frio ou calor. Permaneça alguns minutos assim. Abra os olhos lentamente, gire o corpo para o lado e comece a se levantar calmamente.

 

 Além de exercício, como você faz para relaxar? Deixe o seu comentário.

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