8 exercícios para aliviar dores na coluna
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8 exercícios para aliviar dores na coluna

February 26, 2018

 

O excesso de tensão torna o corpo rígido e retido. Quando você se movimenta essa tensão é liberada e seu corpo vai conquistando uma nova forma, leve e libertadora.

Alongar é dar movimento e vida aos seus músculos afinal, quem gosta de ficar aprisionado em uma cadeia de tensão?

 

Toda a musculatura do tronco (costas e pescoço) são pontos gatilhos de tensão. É a primeira região a ser jogada uma força desnecessária tornando-as tensas e doloridas. Uma má postura intensifica essa tensão e isso normalmente nos causa dores e disfunções na articulação como hérnias, artrite ou artrose por exemplo. Então o alongamento da coluna precisa entrar em jogo. Ele vai ajudar seu corpo a ficar maleável, aberto e livre tudo o que seus músculos, ossos e ligamentos precisam. 

 

Sem contar que vários músculos habitam na região das costas, que se beneficiam ou alteram sua postura como também são responsáveis por movimentos dos ombros, braços e pescoço necessitando estar alongados para que tudo flua bem. Segue os principais abaixo:
 
Dorsais
 
Sentado em uma plataforma firme, afasta-se as pernas e tente alcançar um dos seus pés, levando ao máxima a sua coluna nessa mesma direção, sem forçar. Fique por 30 segundos e repita do outro lado.
Em pé alinhado, tente abaixar o tronco o máximo que conseguir buscando o chão. Faça por 30 segundos.
 
Apoie os dois joelhos e as mãos (em quatro apoios) e eleve as costas o máximo, formando um arco por 30 segundos.
 
Lombar

Ajoelhe-se no chão e incline o tronco para frente, esticando os braços o máximo que conseguir. Fique na pose por 40 segundos.

 

Com as costas apoiada no chão, puxe uma das pernas em direção ao abdômen. Fique por 40 segundos e troque em seguida, repetindo o mesmo tempo na outra perna.

 

Cervical

 

Sentado, apoie as uma das mãos na lateral da cabeça e puxe lentamente, sem forçar. Faça dos dois lados, por 40 segundos.

 

Sentado em uma cadeira, olha para o lado sem movimentar o tronco por 40 segundos. Repita dos dois lados.

 

Dicas importantes

 

Durane a execução dos alongamentos, lembre-se de inspirar e expirar colaborando para um melhor alongamento.

 

Esses exercícios podem ser feitos diariamente, podendo fazer 3-4 séries, respeitando suas limitações e flexibilidade. 

 

 

 

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